A HISTÓRIA DE AYRTON SENNA DO BRASIL
Ayrton Senna da Silva nasceu em 21 de Março de 1960, na Cidade de São Paulo-SP. Sua paixão pelo automobilismo começou logo aos 4 anos, quando ganhou um pequeno Kart. Três anos depois, passou a treinar no kartódromo de Interlagos, em São Paulo. Aos oito anos, Senna correu pela primeira vez num Kart profissional, competindo com adultos.
Conquistou diversos títulos no kart, chegando a campeão sul-americano, e foi duas vezes vice-campeão mundial, em 1979 e 1980.
Entrou para as competições de automobilismo em 1981, sagrando-se campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3, após 2 anos de sua estreia. Como teve uma boa performance, ascendeu para a Fórmula 1, atuando pela equipe da Toleman, tendo sua estreia no Grande Prêmio Brasil, em 1984, onde abandou a corrida na sua 8ª volta.
Em 1985, Senna foi contratado pela equipe da Lotus. Nesta equipe, ele disputou 48 grandes prêmios entre 1985 e 1987, competindo com pilotos que já eram consagrados como Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet, e conquistou seis vitórias.
Em 1988 foi para McLaren-Honda, onde fez dupla de equipe com Alain Prost, que tornou-se seu maior adversário nas pistas, travando duelos inesquecíveis. Em seu primeiro ano de McLaren, Senna sagrou-se campeão mundial pela primeira vez.
Em 1989 perdeu o título para seu companheiro de equipe, Alain Prost, onde Prost forçou uma batida no carro de Senna. Já em 1990 deu o troco em Prost, fazendo o mesmo que Prost havia feito no ano anterior, e sagrou-se bicampeão. Conquistou ainda o tricampeonato no ano de 1991.
Em 1994, Ayrton Senna foi contratado pela equipe Williams-Renault, onde fez apenas três corridas. Nas duas primeiras corridas, em São Paulo (Brasil) e Aida (Japão), mesmo conquistando a pole em ambas, não terminou a prova.
A terceira corrida foi realizada em de San Marino (ITA). Este Grande Prêmio parece que já estava anunciando algo. No treino da sexta-feira, Rubens Barrichello envolveu-se em um grave acidente, felizmente saiu com pequenas escoriações. No sábado, um outro acidente grave aconteceu quando o austríaco Roland Ratzenberger bateu na curva Villeneuve, onde veio a falecer pouco tempo depois. Senna ficou apreensível com esses acontecimentos, e apesar de tudo isso, resolveu correr em comum acordo com os outros pilotos.
A corrida iniciou com Senna largando em primeiro. Devido a um acidente logo no começo, o Safety car entrou na pista e ficou durante cinco voltas. A corrida foi reiniciada na sexta volta e Senna já fazia a terceira melhor volta da corrida. Senna entrou na sétima volta como a última de sua vida. Ele entrou na curva Tamburello e perdeu o controle do carro, seguindo reto e chocando-se violentamente contra o muro de concreto. Os oficiais de pista chegaram à cena do acidente, e quando viram a gravidade só esperaram a equipe médica. Recebeu os primeiros socorros ainda na pista, e depois foi levado ao hospital, onde poucas horas depois foi declarado que estava morto.
Mais tarde o Professor Watkins declarou:
"Ele estava sereno. Eu levantei suas pálpebras e estava claro, por suas pupilas, que ele teve um ferimento maciço no cérebro. Nós o tiramos do cockpit e o pusemos no chão. Embora eu seja totalmente agnóstico, eu senti sua alma partir nesse momento."
Quem anunciou sua morte aos brasileiros pela televisão, foi o repórter Roberto Cabrini, que pertencia a Rede Globo de Televisão, quando disse:
"Morreu Ayrton Senna da Silva... Uma notícia que a gente nunca gostaria de dar."
"Essa é uma homenagem ao nosso eterno Ayrton Senna, um dos maiores ídolos brasileiro de todos os tempos. Senna não ficou marcado apenas como um dos maiores pilotos que a fórmula 1 já teve, e sim, pelo seu carisma, sua dedicação, e principalmente pelo seu amor ao Brasil, onde levou e elevou o nome do país para todo mundo. Devido a tudo que fez, o mundo aprendeu a admirá-lo. Então ele não é somente o eterno Ayrton Senna do Brasil, mas sim, o eterno Ayrton Senna do mundo."
RDF
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