Home

domingo, 23 de março de 2014

A propaganda que Pelé fez para a Pumã com Chuteiras da Adidas

Nos primórdios do marketing esportivo, Pelé foi garoto-propaganda da Puma. Encantou o mundo na Copa de 1970 com chuteiras da empresa alemã. Pelo menos essa é a versão oficial, o que estava no contrato. Mas não foi o que aconteceu.
O ex-jogador Tostão, um dos destaques do tri e hoje colunista da Folha, conta outra história: Pelé jogou com chuteiras Adidas travestidas de Puma.
Aquela foi a primeira Copa em que os jogadores do Brasil tinham compromisso com uma mesma empresa, a Adidas. Ou melhor, quase todos. A exceção foi Pelé, que assinara um contrato milionário com a Puma.
Mas o craque achava o modelo da Adidas mais confortável. Pediu então ao roupeiro do time para fazer maquiagem: tirar as três listras do calçado Adidas e pôr no lugar uma única, mais grossa, igual à da Puma.
Usou o truque durante toda a competição, e o resto da história o mundo inteiro já sabe.
 
Antes do jogo contra o Peru, o Rei abaixou-se e afrouxou os cadarços e amarrou novamente, com isso, todas a câmeras focalizaram a chuteira por cerca de 30 segundos.
Comenta-se que Pelé assinara com a PUMA um contrato de US$ 100 mil por quatro anos, além de US$ 25 mil exclusivos pelo Mundial do México e direito a 5% de royalties nas vendas dos tênis.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário